Hydroport, ou a Internet da Água

  • 24 janeiro 2018, quarta-feira
  • Água

A suíça vonRoll hydro criou o portal Hydroport, que abre novas possibilidades em termos de sistemas de fornecimento de água. Os sensores desta nova ferramenta permitem recolher informação sobre a qualidade da infraestrutura de abastecimento. A localização precisa das fugas é dada via Google Maps ou GIS. De acordo com a empresa, o sistema Hydroport suporta todos os produtos de todos os fabricantes.

A escassez de água potável deverá vir a tornar-se num problema em várias regiões da Europa. Além disso, a infraestrutura de abastecimento está datada, e a sua substituição é uma tarefa complicada. Perdas de mais de 20 por cento entre o ponto onde a água é recolhida e o utilizador não são incomuns. Por outro lado, as comunidades estão a desenvolver uma nova sensibilidade em relação aos recursos hídricos, o que se reflete num número crescente de ações regulatórias. Os parâmetros de qualidade da água eram, previamente, apenas medidos antes e após o processamento, hoje interessam os dados de toda a infraestrutura. As condutas, válvulas e outros componentes são, com este sistema, transformados em interfaces inteligentes para armazenar dados, que são depois coordenados e apresentados no Hydroport.

Ortomac MTC – software para deteção de fugas e transferência de dados

Ortomac MTC é o software de deteção de fugas que funciona em articulação com o sistema Hydroport. Este software grava os dados relativos à fuga continuamente, transmite-os através das redes de doados disponíveis, localiza as fugas com precisão e apresenta-as no Hydroport do sistema GIS da empresa.

Mais informação em http://www.vonroll-hydro.ch/en/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.