HBioS - Dessulfurização biológica de Biogás

A dessulfurização é uma etapa de pré-tratamento essencial para a valorização energética do biogás, pois protege os motores de cogeração da ação corrosiva do ácido sulfídrico.

A tecnologia HBioS tem base biológica, com eficiências de remoção de ácido sulfídrico (H2S) superiores a 90%, que se apresenta como alternativa mais sustentável face às tecnologias químicas convencionais. Esta tecnologia foi desenvolvida e otimizada à escala industrial pela WeDoTech, Lda e EFACEC Engenharia e Sistemas, SA, no âmbito de um projeto de investigação e desenvolvimento, financiado pelo Portugal 2020 (HBioS_Demo Projeto n.º 2015/6409).

A primeira unidade HBioS à escala industrial está instalada na ETAR do Ave (Águas do Norte) para tratamento de um caudal de 150 m3/h de biogás, com concentração de H2S de cerca de 2500 ppm. Os resultados alcançados demonstram a fiabilidade e a elevada eficiência deste processo de tratamento, obtendo-se um biogás tratado com teor de H2S inferior a 250 ppm, sem recurso a reagentes químicos.

Em comparação com o anterior desempenho do sistema de dessulfurização química, desativado no local, o biogás tratado com a tecnologia HBioS apresenta uma qualidade superior e verificam-se poupanças significativas na exploração do sistema.

Em resumo, as vantagens desta tecnologia incluem elevada eficiência de dessulfurização, ausência de consumo de químicos e água da rede, reduzidos custos operacionais e facilidade de operação e manutenção. Estes atributos fazem desta tecnologia de dessulfurização de biogás uma solução mais sustentável e competitiva quando comparada com os tradicionais lavadores químicos.

O início da comercialização desta tecnologia está previsto para o final de 2016.

Mais informações no site da empresa WeDoTech http://www.wedotech.eu/pt/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.