General Electric contrata Sondar.i/ISQ para trabalhos em central elétrica turca

  • 07 outubro 2016, sexta-feira
  • Energia

A Sondar.i, empresa participada do grupo ISQ, foi recentemente contratada pela GE Power (Grupo General Electric) para a realização dos trabalhos de afinação e otimização de duas novas turbinas a gás, na central elétrica de Egemer Elektrik Uretim, em Kirikkale, na Turquia.

O trabalho consistirá na afinação, otimização e ensaios de performance e desempenho. A intervenção terá a duração de 24 dias, divididos em dois blocos de 12.

O trabalho a desempenhar pela empresa portuguesa em solo turco passará pela otimização, afinação/tuning de duas novas Turbinas a Gás (GT GE 9FB) com OpFlex, Auto Tune Mapping (AT Mapping) e Turndown Optimization, para controlo de emissões gasosas e ensaios de performance e desempenho (garantia entre GE e Gama Enerji).

A relação da Sondar.i com a General Electric Internacional vem de 2009 e materializa-se em vários países europeus, asiáticos e africanos. A ligação começou precisamente com a realização de ensaios de performance, por parte da Sondar.i, na Central de Ciclo Combinado de Lares, na Figueira da Foz. Um ano mais tarde, a Sondar começou também a assegurar o mesmo tipo de serviços em Barcelona, nas Centrais de Ciclo Combinado de Port of Barcelona e Besòs 5. Mais recentemente, em 2015, foi responsável por dois ensaios de performance na empresa Tupras, em Izmit, na Turquia. Em março de 2016 foram executados duas operações idênticas em Espanha, uma em BIZKAIA e outra em Toledo, cujo objetivo era a realização de ensaios de otimização de processo (fine tuning) e validação das condições de emissão contratualizadas entre o cliente e o fornecedor (ensaios de garantia das concentrações emitidas).

A Central Elétrica Egemer Elektrik Uretim é uma unidade de produção de eletricidade, alimentada a gás, situada em Kirikkale, no distrito de Erzin, ao sul da Turquia. A central funciona com turbinas de gás em ciclo combinado com capacidade para gerar 900 megawatts, quantidade suficiente para abastecer 2,6 por cento das necessidades elétricas atuais da Turquia.

Esta unidade está capacitada, segundo um comunicado da Sondar.i/ISQ, para gerar eletricidade altamente flexível e eficiente, estando equipada com um sistema de combustão avançado que lhe permite trabalhar sob os critérios de emissões ambientais, a fim de cumprir as normas europeias.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.