Do paradigma dos transportes ao da mobilidade: entrevista com José Mendes

Substituir um sistema de transportes por um sistema de mobilidade. A aposta para o país, aqui explicada pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, passa por um investimento no transporte público, que permita incentivá-lo e descarbonizá-lo, mas também pela criação de uma complementaridade entre este modo de deslocação e outros, como o veículo partilhado ou a bicicleta. Objetivos? Reduzir o número de veículos particulares, os congestionamentos e a poluição, aumentando a qualidade de vida nas cidades.

O cumprimento das metas do Acordo de Paris implica mudanças de paradigma, também no setor dos transportes, responsável por um quarto das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal. Reduzir o número de veículos em circulação e promover a substituição de veículos poluentes por veículos com emissões zero, ao mesmo tempo que se incentiva a mobilidade pedonal e ciclável, são meios para atingir estes objetivos.

Leia a entrevista ao Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, na edição 111 da Indústria e Ambiente.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.