61 por cento da eletricidade produzida no 1º semestre foi de origem renovável

A energia renovável representou 61 por cento da produção elétrica em Portugal no 1º semestre, um resultado que, segundo a APREN, se justifica pela maior disponibilidade de recursos hídricos e eólicos. Durante 623 horas (não consecutivas), a eletricidade renovável foi suficiente para abastecer o consumo nacional. Isto significa que as fontes renováveis geraram 17.204 GWh. O índice acumulado de produtibilidade hidroelétrica foi de 1,15, enquanto a eolicidade do mês de abril possibilitou um índice mensal de produtibilidade eólica de 1,08.

Flutuações de mercado

Do início de janeiro ao final de junho o preço médio do spot ibérico eletricidade foi de 50,4 eur/MWh, um valor superior ao valor homólogo dos últimos anos. Já em junho, o valor passa para 58,48 eur/MWh. Esta situação justifica-se, segundo a APREN, pelo aumento do preço do barril de petróleo, que aumentou o custo da geração elétrica nas centrais a gás natural. Outra justificação é o acréscimo do consumo de eletricidade em Portugal (3,7 por cento).

A paragem da central nuclear espanhola de Vandellòs 2 (1087 MW), em manutenção até julho, é outra das razões apresentadas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.