A economia circular nos edifícios e uma ferramenta para a trabalhar

  • 07 dezembro 2018, sexta-feira
  • Gestão

Chama-se Circular Building Assessment (CBA) e é uma ferramenta protótipo a ser desenvolvida no âmbito do BAMB (Buildings as Material Banks), um projeto 15 parceiros de sete países europeus (incluindo Portugal, representado através da Universidade do Minho) criado para facilitar uma mudança sistémica no setor da construção através de soluções de economia circular.

Esta ferramenta deverá permitir avaliar a circularidade em edifícios com diferentes níveis de dados e em distintas fases de conceção.

A metodologia consiste em comparar e avaliar os fluxos de materiais e produtos durante e após o tempo de vida do bem construído. Este método está a ser vertido numa plataforma capaz de quantificar e comparar abordagens em termos de design, ficando-se nas diferenças entre os habituais modelos de negócio e cenários de edifícios circulares. Isto inclui reutilizar a partir do ambiente construído, utilizar métodos de conceção que tenham em conta futuras reutilizações através de design reversível, e promover o potencial de transformar, destacando os benefícios ambientais e económicos.

A plataforma vai permitir carregar informação usada para criar um modelo BIM, e pode depois extrair dados automaticamente do modelo. Há também serviços online a ser desenvolvidos para preencher lacunas nos dados, nomeadamente em termos de densidade do material e reversibilidade das ligações, que o utilizador pode rever e editar. Os inputs necessários para levar a cabo uma avaliação CBA serão depois convertidos em templates BAMB.

O sistema está em processo de validação. Pretende-se que esta plataforma se constitua numa avaliação da circularidade dos edifícios, começando na fase inicial do design e acompanhando fases subsequentes.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.