Deputados recomendam proteção de dunas no Algarve

  • 12 julho 2018, quinta-feira
  • Solos

A Assembleia da República recomendou ao Governo, através de resolução aprovada no dia 12 de julho, a dragagem de canais de navegação e o reforço de cordões dunares na costa algarvia.

Tendo em conta a reprogramação do ciclo comunitário em vigor, a Assembleia da República pretende que o Ministério do Ambiente equacione a realização de dragagens na barra de Tavira, Porto de Santa Luzia e no canal de Cacela Velha, em Vila Real de Santo António, com reposição dos dragados para reforço do cordão dunar.

Os deputados aconselham ainda o Ministério do Mar e o Ministério do Ambiente a lançar os procedimentos para a dragagem no Rio Guadiana, designadamente entre Alcoutim e Pomarão.

Preservar a Ria Formosa

O sotavento algarvio foi alvo de outra recomendação dos deputados, vertida em resolução igualmente aprovada a 12 de julho, visando uma intervenção urgente na Ria Formosa, com vista à preservação do património ambiental e cultural. Neste sentido, aconselha-se o reforço do cordão dunar, o desassoreamento da laguna e a reposição da barra, com vista à preservação do património ambiental e cultural e à sustentabilidade das atividades económicas desenvolvidas na ria.

Imagem: By Husond [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0) or GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)], from Wikimedia Commons

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.