Iniciam as conversações entre a Europa e a China sobre emissões

A Comissão Europeia e a China, através do seu recém-criado Ministério da Ecologia e Ambiente, tiveram a primeira reunião sobre comércio de emissões a 26 de abril, em Pequim, que se segue ao recente lançamento do sistema de comércio de emissões chinês. O sistema foi lançado em dezembro, tendo sido pensado para abranger, em primeiro lugar, o setor elétrico, estendendo-se depois ao do cimento, ferro e metal, e também alumínio.

Esta reunião teve lugar num contexto de cooperação entre a China e a Comissão Europeia, que está a apoiar as autoridades daquele país com a implementação e desenvolvimento do sistema.

Este projeto de cooperação manter-se-á até setembro de 2020, tendo um orçamento de 10 milhões de euros. Além da formação e capacitação, o projeto pretende também criar uma lógica de diálogos bilaterais regulares, sobre o tema, não só até 2020 mas também daí em diante.

O sistema tem vindo a ser ajustado de forma a que seja possível reduzir as emissões em pelo menos 40 por cento até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.