Comissão Europeia quer ajudar as indústrias locais a lidar com a globalização

Reconhecendo que a globalização, além dos benefícios, implica custos para as regiões, repartidos de forma desigual, a Comissão Europeia lançou as bases para ajudar as regiões a investir em áreas competitivas, gerando inovação, resiliência e crescimento.

A Comissão acredita que, para dar resposta ao desafio da modernização da economia, a Europa tem de capacitar as suas regiões e ajudá-las a criar valor. Por criação de valor entende-se aposta na inovação, na digitalização, na descarbonização e no desenvolvimento das competências das pessoas.

Neste sentido, a Comissão vai avançar com dois projetos-piloto:

- Apoio personalizado para responder aos desafios específicos das regiões que atravessam mutações industriais: quando o solicitarem, certas regiões poderão trabalhar em parceria com equipas de peritos da Comissão para reforçar a sua capacidade de inovação, eliminar as barreiras ao investimento, dotar os cidadãos das competências adequadas e preparar as mutações industriais e sociais, com base nas suas estratégias de especialização inteligente.

- Parcerias inter-regionais de inovação apoiadas por fundos da UE: o objetivo deste projeto-piloto consiste em identificar e reforçar projetos inter-regionais «financiáveis» suscetíveis de gerar cadeias de valor europeias em setores prioritários, como os megadados, a bioeconomia, a eficiência dos recursos, a mobilidade conectada e os sistemas de produção avançados.

A Comissão pretende, ainda, intensificar os seus esforços para ajudar os Estados-Membros a corrigir os estrangulamentos que impedem o crescimento e criar ambientes favoráveis às empresas.Com a ajuda das estruturas de apoio da Comissão, será dada especial atenção à qualidade e à abertura da investigação pública, à cooperação entre as empresas e as universidades e ao alinhamento das competências disponíveis ao nível local com as exigências do mercado.

A Comissão procurará igualmente formas de facilitar as sinergias e a articulação entre os vários programas e instrumentos da UE nos domínios da inovação, do crescimento e da competitividade.

Ainda este ano, a Comissão pretende lançar o convite à manifestação de interesse no âmbito da ação piloto para as regiões em transição industrial. As parcerias inter-regionais serão criadas em 2017 e irão funcionar em 2018.

Recorde-se que, em maio, a Comissão tinha já lançado um documento de reflexão sobre o controlo da globalização, no qual reconhecia o impacto “sem precedentes” da globalização e das alterações tecnológicas na vida dos cidadãos. Ainda assim, o documento desincentiva o acionamento de mecanismos de protecionismo, afirmando que a inversão da integração europeia constituiria um “beco sem saída”.  

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.