Estudante premiado por estratégia de controlo de geradores eólicos

  • 08 janeiro 2019, terça-feira
  • Energia

Tiago Madeira Caetano é estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e foi distinguido com o prémio ABB (mil euros), atribuído por esta multinacional, pelo desenvolvimento de uma estratégia de controlo para geradores eólicos.

O estudo insere-se no âmbito da tese de mestrado do estudante, intitulada “Model Predictive Control of a Doubly-Fed Induction Generator Connected to a dc-grid, for Distributed Generation”, que obteve a classificação final de 19 valores.

O trabalho insere-se num tema que tem vindo a ser estudado de forma mais abrangente pelo Laboratório de Sistemas Eletromecânicos do DEEC, e que visa melhorar o desempenho, robustez, fiabilidade e tolerância a falhas de geradores eólicos instalados em terra (onshore) e no mar (offshore), abrangendo desde os geradores usados na microgeração até aos geradores offshore com vários megawatts de potência nominal», explica Sérgio Cruz, orientador da tese agora distinguida.

Segundo refere o docente, citado em comunicado da Universidade, «um dos problemas existentes com as soluções de controlo clássicas são as oscilações do binário a que o gerador fica sujeito, fruto da existência de uma ponte retificadora a díodos na interligação do gerador à rede dc, conduzindo a uma fadiga mecânica acelerada do gerador e ainda a oscilações permanentes na potência injetada na rede elétrica.»

A estratégia proposta por Tiago Madeira Caetano, baseada em controlo preditivo, deverá ser adotada, segundo Sérgio Cruz, pelos principais fabricantes de acionamentos elétricos num futuro próximo, e garantir uma melhor resposta dinâmica do gerador, além de aumentar a sua fiabilidade.

O “Prémio ABB” distingue anualmente o diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada na dissertação de mestrado, desenvolvida nas áreas de acionamentos / variação de velocidade ou transformadores de potência.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.