Mangualde vai receber central de biomassa

Para maximizar a utilização eficiente dos recursos naturais, vai ser instalada em Mangualde uma central de biomassa para produção de energia elétrica. O projeto, que representa um investimento de 54 milhões de euros, foi apresentado a 13 de julho, numa visita do Secretário de Estado da Energia, Jorge Sanches, à unidade de madeira e derivados da Sonae na região.

A central, além de estar pensada para abastecer a unidade fabril do grupo Sonae, vai permitir, acredita a autarquia, criar outras empresas no setor da recolha dos recursos florestais. Para o Presidente da Câmara, João Azevedo, a nova unidade “vai permitir produzir melhor eletricidade, fomentar o ordenamento do território e criar empregos indiretos”. O autarca acrescentou ainda que “de acordo com o projeto, com a central termoelétrica a biomassa florestal poderá injetar até 12 MVA de energia elétrica na rede pública”.

O projeto engloba a engenharia, projeto e construção de uma caldeira de biomassa de última geração, com 90 MW de potência de combustão, equivalente a 266kTon biomassa por ano, que utilizará como combustível biomassa florestal residual. Ao associar a utilização da biomassa residual à utilização da fibra virgem no processo industrial, e permitindo a utilização completa do recurso disponível, a utilização da biomassa é mais rentável e permite aplicações mais nobres. Também ao combinar a produção de energia térmica e elétrica, se maximiza o rendimento global do processo de geração de energia. Outro benefício da instalação desta central no concelho é o investimento numa indústria fortemente exportadora.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.