Agenda Água 2030: Penafiel junta-se à Declaração do Porto

O município de Penafiel, através da empresa municipal Penafiel Verde, responsável pelos serviços de água e saneamento, assinou a "Declaração do Porto sobre a Agenda Urbana da Água 2030 ".

Esta declaração, redigida em 2017, reconhece a importância de encarar os desafios relacionados com a água nas cidades através de uma abordagem integrada de gestão. Além disso, sublinha a importância de promover a troca de conhecimento entre cidades na Europa, de modo a disseminar e capitalizar as boas práticas na gestão urbana da água, e de aumentar esforços para comunicar os complexos desafios associados a este assunto de forma eficaz, para aumentar a consciencialização e o envolvimento de cidadãos e stakeholders.

A Agenda Urbana da Água é uma iniciativa da Comissão Europeia e governos locais que tem como objetivo salvaguardar os recursos hídricos da Europa e fortalecer a implementação de políticas no domínio da água.

Lisboa e Porto já tinham assinado esta declaração. Além dos três municípios portugueses, a Declaração foi já subscrita por Leeuwarden, Wroclaw, Eindhoven, Bratislava, Copenhagen, Amsterdam, Mannheim, Paris, Stockholm, Murcia, Bonn, Genk, Panevezys, Thessaloniki, Timisoara e Oslo.

Recentemente, a qualidade da água de torneira para consumo humano no concelho de Penafiel, foi classificada de 100% segura pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o relatório anual sobre o Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano, realizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.