ADENE aposta na eficiência hídrica e nexus água-energia

A ADENE encontra-se a desenvolver dois projetos na área da eficiência hídrica e do nexus água-energia, dirigidos ao setor urbano e já a avançar no terreno, com o apoio do Fundo Ambiental e do Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia.

A iniciativa surge num momento em que 80 por cento do território nacional se encontra em seca severa, o que, além de ameaçar o abastecimento de água em algumas regiões, também influencia a produção renovável nacional, a fatura energética do país e o nível de emissões de gases com efeito de estufa.

AX Aqua eXperience – Projeto de Educação, Sensibilização e Ação para a Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia

Coordenado pela ADENE, e tendo como parceira a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, o projeto “AX Aqua eXperience” visa promover a educação, sensibilização e ação para a eficiência hídrica e nexus água-energia. Com este projeto, aprovado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente, pretende-se induzir a mudança de comportamentos dos utilizadores de água em meio urbano, em particular nos edifícios (residenciais, públicos e comerciais).

Os edifícios têm um potencial de poupança hídrica de 30%, fundamental para a redução do desperdício de água que hoje ainda se verifica. Por outro lado, os consumos de água e energia nos edifícios têm um peso muito significativo nos custos dos agregados familiares nacionais, cujas despesas com habitação, água, eletricidade e gás ultrapassam os 30% (INE, julho 2017).

O Projeto AX Aqua eXperience pretende contribuir, ativamente, para inverter esta situação, através de uma abordagem de comunicação e intervenção inovadoras, com elevado nível de impacto. Para tal, apostará numa atuação e comunicação multigeracional, suportada no desenvolvimento de ferramentas digitais, iniciativas de educação-ação junto da comunidade escolar e numa campanha de marketing digital, assente em mensagens inovadoras e adequadas aos diferentes tipos de utilizadores de água, idades e vontades.

WATTer Skills – Projeto de qualificação de peritos de eficiência hídrica

Também no quadro das ações de promoção da eficiência hídrica no setor urbano, a ADENE lidera o Projeto WATTer Skills – Water Efficiency and Water-Energy Nexus in Building Construction and Retrofit, uma parceria estratégica para a qualificação de peritos de eficiência hídrica, aprovada pelo Programa Europeu ERASMUS+, responsável pelo cofinanciamento do projeto.

Iniciado em setembro, e em desenvolvimento até agosto de 2020, em parceria com entidades de três países europeus (FLC – Fundacion Laboral de la Construcción em Espanha, FORMEDIL – Ente Nazionale per la Formazione e l’Addestramento Professionale nell’Edilizia em Itália e CRES – Agência Nacional de Energia da Grécia), o projeto vai permitir a criação de um quadro comum, nacional e europeu, para a capacitação, qualificação profissional e mobilidade europeia de Peritos e Técnicos de Eficiência Hídrica nos edifícios – uma medida que fomenta a criação de novas profissões e empregos e permite a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado europeu.

Em Portugal, o Conselho Consultivo integra, para já, a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e a ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais), sendo também acompanhado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional).

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.