Primeiro “Acordo de Inovação” europeu dirige-se à reutilização da água

  • 17 abril 2017, segunda-feira
  • Água

No dia 7 de abril, a Comissão Europeia e 14 parceiros, entre autoridades nacionais e regionais, universidades e centros de inovação, assinaram o primeiro “Acordo de Inovação”, um instrumento criado pela Comissão Europeia para ajudar a ultrapassar obstáculos legislativos e, deste modo, encurtar a distância entre uma ideia e a sua aplicação no mercado. Serão abrangidos projetos que tenham por objetivo último a economia circular. É um acordo voluntário que visa juntar os organismos regulatórios nacionais, locais e da União Europeia.

"Sustainable Waste Water Treatment Combining Anaerobic Membrane Technology (AnMbR) and Water Reuse" é o primeiro destes acordos. O acordo centra-se no atual quadro regulatório para a reutilização da água tendo em conta propósitos agrícolas. O objetivo é clarificar de que modo a legislação da União Europeia pode permitir uma melhor recuperação de recursos a partir de águas residuais, por via da inovação. As membranas anaeróbias facilitam a extração de energia e nutrientes, acelerando a reutilização de água tratada para irrigação. A reutilização intensiva de águas residuais tratadas deverá contribuir para ultrapassar os desafios de escassez que se colocam. O fator de inovação, neste caso, consiste numa mudança de paradigma que permita passar do tratamento convencional de águas residuais urbanas a uma estrutura de recursos hídricos.

Este acordo poderá ter um impacto significativo nas regiões europeias com problemas de escassez através da utilização de soluções inovadoras na irrigação.

Pretende-se tornar mais claro o quadro regulatório até ao final do ano, servindo este depois de base para as decisões de investimento ao nível tecnológico. O Acordo de Inovação vai explorar soluções para ultrapassar barreiras, aferir possíveis impactos e consequências das soluções e perceber quais os stakeholders que devem ser envolvidos.

A existência de diferentes formas de transpor as diretivas comunitárias e o ritmo acelerado da inovação deram origem a um quadro legislativo que nem sempre apoia a inovação e a sua incorporação por parte do mercado, surgindo daí a necessidade de simplificar estes processos.

Mais informação: https://ec.europa.eu/research/innovation-deals/index.cfm?pg=about

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.