Ferramenta interativa para orientar políticas no domínio da água de superfície

  • 13 dezembro 2016, terça-feira
  • Água

A Comissão Europeia co-produziu uma ferramenta interativa que consiste em 3 milhões de imagens de satélite recolhidas ao longo dos últimos 32 anos

Global Surface Water Explorer é uma ferramenta de mapeamento online que ficará acessível a todos os cidadãos e servirá para melhorar as políticas europeias e globais no que respeita às alterações climáticas e à gestão da água.

Os mapas, desenvolvidos pelo Joint Research Centre, um organismo da Comissão, e pelo Google Earth, destacam as alterações que a água da superfície da Terra tem vindo a sofrer. A ferramenta mostra que, apesar de a quantidade global de água de superfície ter aumentado, deram-se perdas significativas em algumas regiões da Ásia.
Os mapas revelam que muitas destas alterações estão ligadas a atividades humanas. Outras alterações podem ser atribuídas aos impactos das alterações climáticas, incluindo secas e degelos acelerados causados por temperaturas mais elevadas e maior pluviosidade.

Tibor Navracsics, comissário para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, classificou esta ferramenta como uma “mina de ouro”. O responsável não deixa, contudo, de vincar que transformar esta grande quantidade de dados em conhecimento tem sido um desafio.

Uma ferramenta para ajudar decisores

A informação contida nos mapas vai ajudar os decisores a melhor conceber e monitorizar medidas de prevenção e mitigação das cheias e escassez de água, cenários cuja incidência tem vindo a aumentar em algumas zonas da União Europeia.

Os dados também podem ser usados como parte do contributo da União para os acordos multilaterais no domínio do ambiente, como a Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, ou ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Visite a aplicação em https://global-surface-water.appspot.com/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.