Emissões de dióxido de carbono diminuíram 0,4 por cento na União Europeia entre 2015 e 2016

  • 15 maio 2017, segunda-feira
  • Ar

Um relatório do Eurostat aponta para uma diminuição de 0,4 por cento nas emissões de dióxido de carbono na União Europeia. Portugal registou uma diminuição de 5,7 por cento mas foi Malta que teve a maior descida, com 18,2 por cento menos de emissões.

Nas subidas, a Finlândia destaca-se com um crescimento de 8,5 por cento nas emissões.

Em termos de percentagem, a Alemanha foi quem mais contribuiu para as emissões na União Europeia. Apesar de o país apenas ter registado uma subida de 0,7 por cento em relação a 2015, foi responsável por 22,9 por cento da globalidade das emissões na União.

As emissões de dióxido de carbono, além de contribuírem em grande medida para o aquecimento global, são responsáveis por cerca de 80 por cento das emissões de gases com efeito de estufa.

O nível de emissões é influenciado por parâmetros como as condições climatéricas, o crescimento económico, a dimensão da população, os transportes e as atividades industriais.

Além disso, a importação e a exportação de produtos energéticos também tem impacto nas emissões de CO2 nos países onde se queima combustível fóssil: a título de exemplo, a importação de carvão leva a um aumento nas emissões no país que importa, mas no caso da eletricidade, o ónus fica do lado do país exportador.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.