Renováveis representaram 57,4 por cento do consumo de eletricidade em Portugal Continental no primeiro trimestre

  • 10 abril 2017, segunda-feira
  • Energia

Este valor é justificado pela reduzida pluviosidade e por uma eolicidade mediana que caracterizaram o primeiro trimestre do ano. Os índices acumulados de produtibilidade das tecnologias hídrica e eólica situaram-se em 0,64 e 1,0, respetivamente. Isto contribuiu para um menor contributo da produção elétrica a partir de fontes de energia renovável, comparativamente ao período homólogo do ano passado, tendo atingido 7.774 GWh, o que representa 57,4 por cento em relação ao consumo trimestral de energia elétrica em Portugal Continental, que foi de 13.539 GWh.

Ainda assim, no primeiro trimestre as fontes de energia renováveis foram suficientes para satisfazer integralmente o consumo de eletricidade do continente do continente num conjunto acumulado de 100,5 horas, não consecutivas, equivalentes a mais de quatro dias.

Neste período, o recurso renovável que mais contribuiu para a produção elétrica foi o vento, com 3,746 GWh, seguido da água, com 3,140 GWh. A biomassa contribuiu com 733 GWh e o solar com 155 GWh. A conversão de recursos fósseis em eletricidade produziu 6,961 GWh.

Evolução do preço

No primeiro trimestre de 2017, o preço da eletricidade em mercado atingiu os 55,77 eur/MWh, muito acima dos 30,47 verificados no período homólogo anterior, durante o qual a eletricidade renovável teve uma representatividade maior – 85 por cento do consumo elétrico de Portugal Continental.

Mais informação: http://www.apren.pt/pt/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.