Aprovada revisão do rótulo de eficiência energética

  • 23 março 2017, quinta-feira
  • Energia

O Parlamento e o Conselho Europeu chegaram a acordo sobre os termos da revisão do rótulo de eficiência energética e respetivo quadro regulatório. A atual escala de A+++ a G vai ser substituída por uma escala de A a G mais fácil de usar.

O objetivo é tornar o rótulo mais intuitivo para os consumidores, no sentido de os ajudar a fazer escolhas mais informadas.

Inquéritos mostram que 85 por cento dos cidadãos europeus têm em conta a rotulagem energética quando adquirem produtos. Enquadrar os produtos com melhor performance nas categorias A+ a A+++ induzia em erro, segundo a Comissão Europeia, além de ocultar potenciais diferenças substanciais na performance energética. Fornecer aos consumidores informação mais acessível sobre o consumo energético dos produtos tornará mais fácil a identificação dos mais eficientes.

Segundo o Comissário Europeu para a Ação Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, o novo rótulo pode poupar às famílias cerca de 500 euros por ano, aumentar a receita geral dos produtores e dos retalhistas em 65 biliões de euros por ano e poupar o equivalente ao consumo anual de energia de Itália e dos países bálticos em conjunto.

Principais alterações

- Remoção das classificações A+ a A+++, simplificando para uma escala de A a G;

- Introdução de uma base de dados de registo de produtos para apoiar a monitorização por parte dos Estados-Membros;

- Introdução de uma base de dados pública com todos os rótulos de eficiência energética, no sentido de dar aos consumidores uma ferramenta mais apropriada para comparar a eficiência energética dos aparelhos domésticos;

- Introdução de determinadas condições nos updates de software e nos aparelhos inteligentes, e eliminação do uso de dispositivos manipuladores.

Depois do acordo alcançado, o texto terá de ser formalmente aprovado pelo Parlamento e pelo Conselho Europeu.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.